Fim da linha: Zlatan Ibrahimovic anuncia aposentadoria do futebol
Sem dúvidas um dos maiores atacantes do futebol mundial, o sueco Zlatan Ibrahimovic anunciou sua aposentadoria do futebol aos 41 anos. Neste domingo (04), o centroavante fez seu último jogo com a camisa do Milan, na vitória por 3 x 1 sobre o Verona, na última rodada do Campeonato Italiano. Consequentemente, deste esporte. Em uma linda festa no San Siro, em Milão, na Itália, os torcedores Rossoneros exibiram um mosaico escrito “Godbye”, comparando Zlatan com um Deus.
“Chegou o momento de dizer tchau para o futebol, não a vocês”, disse ele, dirigindo-se à torcida do Milan que estava no estádio San Siro após a vitória.
“Quando vim pela primeira vez, me deram alegria. Na segunda, me deram amor . Agradeço a minha família e a todos pela paciência, mas agradeço também a minha segunda família pela responsabilidade que me deram […] De coração, agradeço a vocês, torcedores, que me receberam de braços abertos. Serei um milanista por toda a minha vida. É hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês. É difícil, são muitas emoções. Vejo vocês por aí se tiverem sorte. Forza Milan e adeus”, discursou o atacante, muito emocionado.
Zlatan Ibrahimovic na carreira
Foram inúmeros títulos e clubes, com 988 jogos, 573 gols, nove clubes e 31 títulos. Na seleção sueca, Ibra estreou em 2001 e acumulou 122 jogos e 62 gols. Em clubes, foram 511 gols em 866 jogos. Malmö, Ajax, Internazionale, o próprio Milan (duas vezes), Juventus, Barcelona, Manchester United, Las Galaxy e Paris Saint-Germain foram os clubes que tiveram o privilégio de tê-lo em seu elenco. Como dito, inúmeros troféus. No entanto, faltou apenas um na carreira do “Ibracadabra”. A Champions League. Que o mesmo não conquistou.
Venceu quatro Campeonatos Franceses, um Espanol, dois Holandeses e cinco Italianos, sendo o último justamente pelo Milan, em 2022. Também conquistou diversas copas e uma Liga Europa em 2017.
Gols antológicos, falas memoráveis, polémicas. Ibra retornou ao clube aos 38 anos, após passagem pelo LA Galaxy, dos Estados Unidos, sob desconfiança. Mas liderou a retomada do protagonismo do gigante italiano. Em 2020/21, fez 17 gols em 27 jogos. Na temporada seguinte, não teve o mesmo desempenho, mas foi uma das figuras do título da Serie A. Nessa Champions League da temporada 22/23, Zlatan Ibrahimovic não foi inscrito na competição.