Ary Borges dá show, Bia Zaneratto marca, Marta entra e Brasil goleia Panamá na estreia da Copa do Mundo Feminina

Na manhã desta segunda-feira (24), o Brasil estreou com goleada na Copa do Mundo Feminina. Em Adelaide, na Austrália, as meninas de Pia Sundhage golearam o Panamá por 4 x 0 e largaram na frente no seu Grupo. Vale lembrar que pela mesma chave, no último domingo (23), Jamaica x França se enfrentaram e empataram por 0 x 0.

A goleada começou aos 19 minutos da primeira etapa, quando a estreante Ary Borges, nordestina do Maranhão, começou o seu show no campo fazendo 1 x 0 e se emocionando muito. Esta é a primeira vez que a meio-campista disputa uma Copa do Mundo, mas não parou por aí. Pois a mesma nem imaginava que iria estrear com um hat-trick.

Pai da goleadora se emociona no intervalo

Pouco antes do primeiro tempo acabar, aos 39 de jogo, a camisa 17 fez o 2 x 0 para o Brasil e o seu segundo na partida. No intervalo, a Rede Globo mostrou toda a emoção da família da Ary. O pai, inclusive, destacou o pedido da filha “fazer as mulheres jogarem bola e mostrar que podem”. A brasileira, inclusive, tinha se tornado a primeira do país a marcar duas vezes numa Copa.

 Tive muita sorte por ter uma família que me apoiou. Meus tios sempre gostavam de jogar futebol, então sempre achavam legal em ter uma menina que gostava de jogar. Sempre me protegeram em questões de “ah, Ary não vai jogar porque ela é menina”, meus primos sempre me defenderam com unhas e dentes.

“Meu pai conta que queria um menino para jogar futebol com ela, então amou ser uma menina que amava jogar futebol. Meu pai foi uma pessoa muito ativa no processo. Depois que a gente se conheceu, ele me levava para jogar. Acordava cedo para me levar. Descobriu o Centro Olímpico, meu clube formador. Minha família foi um diferencial muito grande.”

Gol de Bia Zaneratto

No segundo tempo, ela, a “imperatriz do gol”, Bia Zaneratto, atacante do Palmeiras, transformou a vitória em goleada. Com dois minutos corridos na segunda etapa, com uma bomba, após ter recebido da goleadora Ary Borges.

Foto: CBF

Ary Borges, estreante, marca hat-trick

Com dois gols e uma assistência, Ary Borges já era o nome do jogo. Contudo, ela queria mais. Aos 25 minutos, ela marcou o teceiro dela e o quarto da sua equipe. Assim, se tornou a quarta atleta a marcar um hat-trick em estreias do Brasil na Copa do Mundo Feminina.

• Pretinha (1999, contra o México)

• Sissi (1999, contra o México)

• Cristiane (2019, contra a Jamaica)

• Ary Borges (2023, contra o Panamá)

Com a vitória por 4 x 0 já decretada, a técnica sueca promoveu a entrada da rainha. A camisa 10, Marta, que era dúvida para o jogo por incômodo na coxa, entrou em campo em sua 6ª e última Copa do Mundo. Maior artilheira da história da competição, com 17 gols, e seis vezes melhor jogadora do mundo fez a primeira da “última dança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo