Campeão do mundo em 2006 com a Itália, goleiro Gianluigi Buffon se aposenta do futebol
Aos 45 anos, o lendário Gianluigi Buffon, goleiro campeão da Copa do Mundo com a Itália em 2006 e que estava atuando no Parma, da segunda divisão italiana, anunciou sua aposentadoria na manhã desta quarta-feira (02). Por clubes, faltou um titulo que o arqueiro não conquistou na carreira, a UEFA Champions League.
“Isso é tudo, pessoal! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Nós fizemos isso juntos”, escreveu.
Ídolo no futebol italiano e na seleção italiana
Na carreira, ao todo, Buffon conquistou dez vezes a Série A Italiana, seis Copas da Itália, sete Supercopas da Itália, uma Ligue 1 e uma Supercopa da França entre seus títulos de clubes de maior relevância. Pela Azzzurra, o arqueiro disputou 176 jogos, fazendo dele o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Itália
O goleiro também é um dos quatro jogadores a participar de cinco Copas do Mundo FIFA, assim como o goleiro mexicano Antonio Carbajal, o meia alemão Lothar Matthäus e o zagueiro mexicano Rafa Márquez.
Começo de carreira de Buffon e passagem pela Juventus
Apelidado de “Gigi”, começou a sua carreira no Parma em 1995. Por lá estreou profissionalmente com dezessete anos, fazendo parte de um dos elencos mais vitoriosos da história do clube, conquistando a Copa da UEFA, a Copa da Itália e a Supercopa do país. Em 2001, quando se transferiu para a Juventus, ostentou o recorde de goleiro mais caro da história.
Esse recorde só foi batido 17 anos depois, quando o brasileiro Alisson foi vendido da Roma para o Liverpool por 72,5 milhões de euros, em 2018.
Em sua primeira passagem na equipe de Turim, onde é ídolo com 683 jogos , esteve debaixo das traves da Velha Senhora em 45 oportunidades. Chegou a ser nomeado por Pelé, para a FIFA 100, como um dos 125 maiores jogadores em 2004. Ele também é considerado por muitos como o melhor goleiro que o futebol italiano já teve.
Buffon faltou conquistar a Champions League na carreira
Buffon chegou perto de conquistar uma Champions League com a Juve, em 2015. Contudo, foi derrotado pelo Barcelona de Neymar e Messi na final.
Paris Saint-Germain e retorno à Turim e ao Parma
Ele se despediu da Juventus pela primeira vez em 2017, e em 2018, foi anunciado pelo Paris Saint-Germain. Na França, atuou em 25 partidas com a camisa do PSG e conquistou os títulos da Supercopa do país e do Campeonato Francês. O goleiro também disputou a Liga dos Campeões, no entanto, o clube de Paris foi eliminado pelo Manchester United no dia 6 de março de 2019, nas oitavas de final.
Em 2019, quando retornou para a Juventus, tornou-se o futebolista italiano com mais partidas disputadas por clubes, chegando a 903 partidas e superando Paolo Maldini, que disputou 902. Em 2021, foi para o Parma, clube onde o futebol foi agraciado em tê-lo.