“Uma só pele” em busca da união contra o racismo, Brasil e Espanha anunciam amistoso em março de 2024

Sob o lema “Unidos como uma só pele”, Brasil e Espanha têm planos de se enfrentarem em um jogo amigável no próximo ano. Essa partida faz parte de uma série de ações que as duas confederações têm realizado para combater o racismo, especialmente após os incidentes envolvendo Vinícius Jr durante a última temporada da La Liga.

A última vez que as seleções do Brasil e Espanha se encontraram foi na final da Copa das Confederações de 2013, onde a Seleção Brasileira saiu vitoriosa com uma vitória por 3 a 0 em um Maracanã lotado. Ao longo da história, essas duas equipes venceram, empataram e perderam em um total de nove confrontos, com 14 gols marcados a favor do Brasil e oito contra.

 (foto: Tânia Rêgo / ABr)

Os presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da RFEF, Luis Rubiales, têm mantido comunicação direta nas últimas semanas, juntamente com o embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite, para coordenar ações conjuntas de combate ao racismo. No dia 17 de junho, a questão será o ponto central do amistoso entre Brasil e Guiné, que será realizado em Barcelona.

A RFEF está preocupada com a possibilidade de que os casos de racismo manchem a reputação do futebol espanhol perante o mundo. A La Liga, organizadora do campeonato local, recebeu diversas denúncias ao longo da temporada. Por isso, a Federação lançou a campanha “Racistas, fuera del fútbol” (Racistas, fora do futebol).

A seleção brasileira, liderada interinamente por Ramon Menezes, se apresentará em Barcelona na próxima segunda-feira, dia 12, onde permanecerá até o jogo contra a Guiné, que será disputado no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol. Em seguida, a equipe viajará para Lisboa, onde enfrentará Senegal no estádio José Alvalade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo