Seleção Brasileira: União Contra o Racismo! Uniforme Preto Contra Guiné.
A Seleção Brasileira adotará um uniforme completamente preto durante o jogo contra Guiné, no dia 17, no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, Espanha. Essa iniciativa faz parte de mais uma ação da CBF no combate ao racismo. A entidade firmou um acordo com a Nike para realizar uma adaptação em um dos uniformes dos goleiros que são fornecidos pela empresa aos jogadores da Seleção.
Conforme reportado pelo Uol, que divulgou a notícia em primeira mão, a ideia é utilizar o uniforme inédito na cor preta durante o primeiro tempo do jogo, incluindo camisa, calção e meias. No segundo tempo, a equipe voltará a utilizar o uniforme tradicional, ainda havendo informações conflitantes se será o número 1, na cor amarela, ou o número 2, na cor azul. A ação da CBF conta com a aprovação da FIFA, inclusive o presidente da entidade, Gianni Infantino, estará presente na partida.
Ação contra o racismo Desde o incidente em que Vinicius Jr. foi vítima de um grave ato racista durante um jogo contra o Valencia, na Espanha, que gerou uma discussão global sobre o tema e já resultou em punições, a CBF decidiu agir. A intenção era aproveitar os dois amistosos programados para a data FIFA de junho, contra Guiné e Senegal (este último no dia 20, em Portugal), para promover uma campanha contra o racismo. Voini, convocado para esses jogos, será o protagonista dessa campanha.