CBF convoca reunião sobre possível paralisação do Brasileirão devido a desastres climáticos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no domingo à noite uma convocação para uma reunião extraordinária do Conselho Técnico da Série A, marcada para o dia 27 de maio. Enquanto há debates sobre a possibilidade de interrupção do Brasileirão devido aos desastres climáticos no Rio Grande do Sul, a diretoria da CBF está aguardando uma resposta formal dos presidentes dos clubes para tomar uma decisão. Alguns clubes estão a favor de adiar as rodadas, enquanto outros são contra.
O Ministério do Esporte solicitou a suspensão da competição por tempo indeterminado, pedido também endossado por Grêmio, Internacional e Juventude. Em resposta ao governo federal, o presidente Ednaldo Rodrigues afirmou que a CBF discutirá com os clubes a solicitação do Ministério do Esporte.
Os jogos dos times gaúchos, em todas as divisões e categorias masculinas e femininas, foram adiados até a data da reunião na CBF, em 27 de maio.
Há uma expectativa de que a Liga Forte União, composta por 10 clubes da Série A, emita uma posição unificada a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O presidente do Atlético-MG já se pronunciou a favor do adiamento de todas as partidas, não apenas das equipes gaúchas, juntamente com o Atlhetico-PR. Atlético-GO, Flamengo e Palmeiras expressaram posição contrária.
A CBF ainda não considera a questão como definitiva, seja em relação à interrupção ou à continuidade do Brasileirão. A reunião agendada para o dia 27, conforme comunicado, abordará “aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas relacionadas aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, e questões de direitos de transmissão e patrocínios”.
Confira a nota da CBF:
“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.