Relatório independente responsabiliza Uefa por incidentes em Paris

A Uefa, organizadora da final da Liga dos Campeões da Europa, é a "primeira responsável" pelos graves incidentes ocorridos na decisão do torneio no Stade de France

A Uefa, organizadora da final da Liga dos Campeões da Europa, é a “primeira responsável” pelos graves incidentes ocorridos na decisão do torneio no Stade de France, em maio do ano passado, concluiu um grupo de peritos ao término de uma investigação independente encomendada pela federação europeia.

“O grupo conclui que a Uefa, como proprietária do evento, tem a primeira responsabilidade dos fracassos que quase se tornaram um desastre”, diz o relatório dos especialistas, ao qual a AFP teve acesso, que também critica a polícia de Paris e a Federação Francesa de Futebol (FFF).

“Embora seja razoável delegar as tarefas de segurança a outros, em primeiro lugar à FFF, e de remeter à (…) polícia as questões de segurança, não significa que a Uefa esteja eximida de sua responsabilidade. A Uefa tinha um papel central na organização do evento e deveria ter vigiado, supervisionado e colaborado com as medidas de segurança”, continua o documento.

“As outras partes cometeram erros que contribuíram (para os incidentes), mas era a Uefa quem estava no controle” da organização da final entre Real Madrid e Liverpool, em 28 de maio de 2022.

Os peritos criticam a FFF por seu “papel chave” na organização do jogo como federação anfitriã e constataram “falhas de comunicação” com a polícia e as autoridades de transportes, origem do colapso de torcedores na chegada ao estádio.

  • Críticas à reação policial –

“Estes erros não deveriam ter acontecido e, quando foram detectados, a FFF deveria considerá-los como prioridade”, aponta o relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo